FALE CONOSCO
49 98875-5236
Central de Atendimento
(49) 3304 4757 . sac@nutrir-sc.com.br
Postado em 22 de Abril de 2020 às 15h15

VOCÊ SABE COMO FUNCIONA SEU SISTEMA IMUNE?

SAÚDE (62)
  • Nutrir Nutrição Enteral e Suplementação -

O sistema imune ou imunológico é responsável por proteger o organismo contra qualquer tipo de microrganismo patogênico. Quando um microrganismo invade o organismo humano, o sistema imunológico é capaz de identificar esse patógeno e ativar mecanismos de defesa que irão combater o invasor (vírus, bactérias, fungos).

Para defender o organismo contra esses invasores, o sistema imunológico deve ter a capacidade de distinguir entre: o que pertence ao organismo e o que não pertence.

O sistema imunológico tem duas defesas principais: a resposta imune inata ou natural, que compões a primeira linha de defesa, e a resposta imune adaptativa ou adquirida, essa defesa é mais específica, sendo ativada quando a primeira resposta não é o suficiente.

Primeira defesa: Inata ou natural
Essa primeira defesa está presente indivíduo, desde o seu nascimento, é caracterizada pela rapidez e pouca especificidade. É composta pelas barreiras físicas (como: pelos, pele, muco), fisiológicas (como: temperatura corporal, ácido estomacal), celulares (linfócitos, macrófagos e neutrófilos).

Segunda defesa: Adaptativa ou adquirida
Essa segunda linha de defesa é mais específica, caracterizada por criar células de memória após defender o organismo, é mediante a essa memória que infecções pelo mesmo microrganismo são evitadas. Pode ser classificada em imunidade humoral (resposta através de anticorpos produzidos pelos linfócitos T do tipo B) e imunidade celular (resposta através de anticorpos produzidos pelos linfócitos T que promove a destruição do microrganismo ou a morte das células infectadas), também pode ser classificada em ativa(adquirida por meio da vacinação) ou passiva (quando provêm de outra pessoa, como por exemplo por meio do aleitamento, em que anticorpos podem ser transmitidos da mãe para o bebê).

Os distúrbios do sistema imunológico podem ocorrer quando: o organismo gera uma resposta imunológica contra si mesmo, como uma doença autoimune, também, quando esse não consegue gerar respostas imunológicas apropriadas contra os microrganismos que o invadem, como uma doença decorrente de imunodeficiência, ou quando o corpo gera uma resposta imunológica excessiva a antígenos muitas vezes inofensivos e prejudica tecidos normais, como uma reação alérgica.

Precisando fortalecer o sistema imunológico? Acesse https://www.nutrir-sc.com.br/_loja_/p/322319/defense-

Veja também

Paralisia Cerebral: como recuperar a força do paciente através da Alimentação25/04/17 A Paralisia Cerebral é um termo usado geralmente para descrever um grupo de condições clínicas que dão início a uma alteração do movimento ou da postura do paciente devido a uma lesão que afeta o cérebro ainda em desenvolvimento. De uma forma geral, a alimentação de uma pessoa com paralisia cerebral deve ser igual à da......
ASPECTOS NUTRICIONAIS NA DOENÇA INFLAMATÓRIA INTESTINAL22/02/16 A doença inflamatória intestinal (DII), a saber, Retocolite Ulcerativa (RCU) E Doença de Crohn (DC), frequentemente associam-se a déficits nutricionais.  Vários são os fatores responsáveis pela......
DOENÇAS CRÔNICAS21/03/16 Existem muitas doenças crônicas graves, aquelas doenças prolongadas que afetam seriamente a qualidade de vida do individuo e afetam pessoas de todas as idades. Um fator comum envolvido na melhoria da qualidade de vida de pacientes com......

Voltar para BLOG