FALE CONOSCO
49 99122.9001
Central de Atendimento
(49) 3304 4757 . sac@nutrir-sc.com.br
Postado em 03 de Maio de 2016 às 13h31

TERAPIA NUTRICIONAL NA CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS

SAÚDE (62)
  • Nutrir Nutrição Enteral e Suplementação -

A cicatrização de feridas nem sempre é um processo linear, podendo progredir e regredir ao longo das fases, dependendo de vários fatores intrínsecos e extrínsecos.

A nutrição é o alicerce da manutenção de um organismo saudável, de modo que a deficiência de um único nutriente ocasiona inúmeras consequências fisiológicas e patológicas. Além disso desempenha relevante influência na qualidade de vida dos portadores de feridas, pois influência o tempo de internação, bem como a morbidade e mortalidade desses indivíduos.

No que se refere ao processo de cicatrização de feridas, salienta-se a necessidade de um teor energético adequado para ativação do sistema imune e ação das células branca, o que evidencia a importância de um aporte nutricional adequado.

Na presença de uma ferida, há um aumento significativo das demandas nutricionais, uma vez que a resposta catabólica do organismo à lesão é proporcional a sua gravidade.
Diversos ensaios clínicos têm demonstrado um aumento na formação de úlceras por pressão em pacientes malnutridos ou como uma redução no consumo de energia.

A má nutrição proteico-energética, associada com a redução da proteína corporal total e com deficiência de micronutrientes, assume um efeito negativo na cicatrização das feridas, pois compromete a síntese de colágeno, reduzindo a elasticidade da pele, comprometendo a imunidade e a capacidade de controlar infecções.

Em relação à terapia nutricional, dois farmaconutrientes são importantes para a cicatrização: arginina e ômega-3. Ambos de forma independente, mostram efeitos importantes sobre o processo cicatricial, porém a combinação deles parece gerar resultados melhores na cicatrização de feridas e infecções.
Muitas vezes não é possível suprir as necessidades nutricionais dos portadores de feridas apenas pela alimentação normal, o que evidencia a necessidade de terapia nutricional oral, a fim de satisfazer as demandas necessárias ao processo cicatricial.

Dr. Adriano Mehl

Impact é um produto específico para terapia nutricional de cicatrização de feridas. Encontre em nossa loja virtual através do link www.nutrir-sc.com.br/_loja_/p/11488/impact-.

Veja também

Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS)04/04/19 A síndrome é uma infecção viral, que resulta na destruição das células CD4. A depleção progressiva dessas células, juntamente com outras alterações no sistema imune, acabam levando a imunodeficiência. É comum esses pacientes apresentarem variação de peso (aumento de peso x perda de peso), dislipidemias,......
GLUTAMINA A FAVOR DO SISTEMA IMUNE27/04 A glutamina é o aminoácido livre mais abundante do organismo, sabe-se que muitos tecidos e células do organismo utilizam altas taxas de glutamina para exercer suas funções. Das funções da glutamina no......
CÁLCIO E RELAÇÃO COM VITAMINA D03/02/16 Muitos estudos têm sido realizados, incluindo o Cálcio e a Vitamina D por conta dos seus efeitos sinergéticos, pois a vitamina D aumenta a absorção do cálcio no intestino delgado. Com variação nas doses,......

Voltar para BLOG