FALE CONOSCO
49 99122.9001
Central de Atendimento
(49) 3304 4757 . sac@nutrir-sc.com.br
Postado em 03 de Maio de 2016 às 13h31

TERAPIA NUTRICIONAL NA CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS

SAÚDE (57)
  • Nutrir Nutrição Enteral e Suplementação -

A cicatrização de feridas nem sempre é um processo linear, podendo progredir e regredir ao longo das fases, dependendo de vários fatores intrínsecos e extrínsecos.

A nutrição é o alicerce da manutenção de um organismo saudável, de modo que a deficiência de um único nutriente ocasiona inúmeras consequências fisiológicas e patológicas. Além disso desempenha relevante influência na qualidade de vida dos portadores de feridas, pois influência o tempo de internação, bem como a morbidade e mortalidade desses indivíduos.

No que se refere ao processo de cicatrização de feridas, salienta-se a necessidade de um teor energético adequado para ativação do sistema imune e ação das células branca, o que evidencia a importância de um aporte nutricional adequado.

Na presença de uma ferida, há um aumento significativo das demandas nutricionais, uma vez que a resposta catabólica do organismo à lesão é proporcional a sua gravidade.
Diversos ensaios clínicos têm demonstrado um aumento na formação de úlceras por pressão em pacientes malnutridos ou como uma redução no consumo de energia.

A má nutrição proteico-energética, associada com a redução da proteína corporal total e com deficiência de micronutrientes, assume um efeito negativo na cicatrização das feridas, pois compromete a síntese de colágeno, reduzindo a elasticidade da pele, comprometendo a imunidade e a capacidade de controlar infecções.

Em relação à terapia nutricional, dois farmaconutrientes são importantes para a cicatrização: arginina e ômega-3. Ambos de forma independente, mostram efeitos importantes sobre o processo cicatricial, porém a combinação deles parece gerar resultados melhores na cicatrização de feridas e infecções.
Muitas vezes não é possível suprir as necessidades nutricionais dos portadores de feridas apenas pela alimentação normal, o que evidencia a necessidade de terapia nutricional oral, a fim de satisfazer as demandas necessárias ao processo cicatricial.

Dr. Adriano Mehl

Impact é um produto específico para terapia nutricional de cicatrização de feridas. Encontre em nossa loja virtual através do link www.nutrir-sc.com.br/_loja_/p/11488/impact-.

Veja também

CONTROLE GLICÊMICO EM TERAPIA NUTRICIONAL15/02/18 Diante do cenário alimentar atual, caracterizado pelo aumento do consumo de alimentos de maior grau de processamento, frequentemente encontramos a hiperglicemia (nível elevado de glicose na corrente sanguínea) em pacientes, inclusive entre os que se alimentam com sonda. A hiperglicemia pode ser negativa a saúde do paciente quando não tratada, favorecendo a maior probabilidade......
Aspiração pulmonar: quais os perigos e como evitá-la05/04/17 A disfagia é um sintoma de uma doença e tem como característica a dificuldade para deglutir alimentos sólidos e líquidos. Desordens neurológicas, ou seja, lesões que afetam o sistema nervoso comprometendo a......
NUTRIENTES ESPECÍFICOS = PERFEITA CICATRIZAÇÃO02/03 A nutrição é destaque quando o assunto é à recuperação do estado nutricional durante o processo de cicatrização e regeneração tecidual. COLÁGENO O colágeno......

Voltar para BLOG