O IMPACTO DA PERDA DE MASSA MUSCULAR ESQUELÉTICA NO TRATAMENTO ONCOLÓGICO
Há mais de 30 anos, a perda de peso, não intencional, superior a 5% do peso corporal total, tem significado clínico em doentes com câncer. Ela está associada a maior taxa de toxidade ao tratamento quimioterápico. Atualmente vivenciamos verdadeira epidemia de sobrepeso e obesidade. A partir deste novo cenário ficou mais difícil para profissionais da saúde compreender e definir o real significado da perda de peso, especialmente em indivíduos que continuam obesos ou com sobrepeso após a perda de peso significativa.
A quantidade de massa muscular de uma pessoa resulta da conjunção de vários fatores que incluem idade, sexo e prática de atividade física. Doenças crônicas degenerativas e principalmente câncer tem depleção de massa muscular com consequências graves na sua evolução e sobrevida. A perda de massa muscular corporal ocorre com a progressão do câncer e pode ser exacerbada por algumas drogas.
Para evitar as consequências adversas da perda de peso em oncologia recomenda-se o uso de intervenção nutricional precoce e apropriada. Por meio da terapia nutricional pretende-se aumentar a ingestão energética e proteica, e com isso estabilizar o peso, melhorar a composição corporal e qualidade de vida. Para tanto uma importante e inicial estratégia no atendimento nutricional é o aconselhamento nutricional individualizado associado ao uso de complemento alimentar oral hiperproteico.
A quantidade de massa muscular sofre com a progressão da doença oncológica e medicamentos utilizados no seu tratamento. Diferentes proporções dos compartimentos corporais de massa muscular e de gordura afetam o metabolismo de drogas quimioterápicas, seus efeitos adversos e enfim, a resposta clínica.
A medida de massa muscular esquelética e, principalmente, a indicação de aconselhamento nutricional precoce e individualizado, com prescrição de dieta hiperproteica, associado ao tratamento multimodal, podem contribuir para reduzir toxidade medicamentosa e aumentar a sobrevida.
SOPA DE CREME DE BRÓCOLIS COM FRESUBIN 2Kcal17/Out/201617/10/16há 4 anos Segunda-feira, 17 de Outubro de 201617/10/2016Ingredientes: 1 unidade de Fresubin 2Kcal Neutro (200ml) 200g de Brócolis 80ml de caldo de carne 30ml de creme de leite 30g de amêndoas fatiadas Sal, pimenta e alho à gosto Modo de Preparo: Cozinhe as flores de brócolis na caldo de carne. Adicione o Fresubin 2Kcal neutro e o creme de leite, em seguida bata no liquidificador. Volte a sopa para......
FRESCOR DE LIMÃO11/Abr/201811/04/18há 2 anos Quarta-feira, 11 de Abril de 201811/04/2018Receita com Espessante alimentarINGREDIENTES • 125 g de ricota esfarelada • 3 colheres (sopa) de Leite em pó • 3 e meia colheres (sopa) de açúcar demerara • Suco de 2 limões MODO DE PREPARO Em um liquidificador, bata a ricota......
A importância da nutrição no dia a dia do paciente com dieta enteral domiciliar13/Nov/201713/11/17há 3 anos Segunda-feira, 13 de Novembro de 201713/11/2017O que é desnutrição e qual a importância do bom estado nutricional após a alta hospitalar? A desnutrição é um problema grave e ocorre quando há consumo insuficiente de alimento, por falta de......