FALE CONOSCO
49 99122.9001
Central de Atendimento
(49) 3304 4757 . sac@nutrir-sc.com.br
Postado em 02 de Março às 09h17

NUTRIENTES ESPECÍFICOS = PERFEITA CICATRIZAÇÃO

SAÚDE (62)
  • Nutrir Nutrição Enteral e Suplementação -

A nutrição é destaque quando o assunto é à recuperação do estado nutricional durante o processo de cicatrização e regeneração tecidual.

COLÁGENO
O colágeno é a proteína mais abundante no corpo humano e também do tecido conectivo em fase de cicatrização, além disso, é o principal componente da matriz extracelular dos tecidos.
O colágeno hidrolisado (CH) tem sido utilizado há muito tempo em produtos farmacêuticos e suplementos alimentares para melhorar a pele e tecidos de cartilagem. Ele aumenta a chemoatração, a replicação celular e a deposição de colágeno estimula o
crescimento celular, cicatrização de feridas e aumento de tecido.
Uma tendência importante no cuidado da pele é o uso de dieta e suplementos orais para melhorar a aparência e estrutura da epiderme. Fato que é diretamente influenciado pelo consumo de substâncias alimentares, com alto teor de vitaminas, antioxidantes, ácidos graxos e proteínas hidrolisadas.

ARGININA
A arginina é considerada um aminoácido essencial na cicatrização, já que aumenta a resistência imunológica no local da lesão. É fundamental como suporte na perfusão tecidual, além de ser precursora de prolina, o aminoácido que é convertido em hidroxiprolina e em seguida utilizado para a síntese de colágeno. A arginina também é o substrato para a geração de óxido nítrico, um fator crítico na cicatrização de feridas.

VITAMINA A
A vitamina A e os carotenóides são potentes antioxidante e neutralizantes dos radicais livres, com excelente ação em imunodeficiências e prevenção dos danos causados aos tecidos pela oxidação. Mantém estáveis as funções das atividades enzimáticas e do metabolismo além de ser essencial no processo de remodelagem óssea.
A vitamina A, acelera a cicatrização, auxiliam na renovação da pele envelhecida e no tratamento de doença de pele. Possui um estimulo do crescimento epitelial e dos fibroblastos, além de ter um efeito antinflamatório em feridas abertas.

VITAMINA C
A vitamina C é necessária para a atividade funcional de fibroblastos e de osteoblastos, à formação de fibras colágenas e de mucopolissacarídeos do tecido conjuntivo, do tecido osteóide, da dentina e do “cimento” intracelular dos capilares.
Aumenta a imunidade uma vez que estimula o sistema de defesa, pois promove o aumento da produção de linfócitos e da mobilidade dos fagócitos.
Os estudos trazem que a Vitamina C pode promover cicatrização de feridas, pois altera as fases inflamatórias, proliferativas e de remodelação na cicatrização de feridas.

VITAMINA E
Achados científicos demonstram que a suplementação de vitamina E contribui para a formação da matriz extracelular e na modulação e sinalização celular influenciando assim a cicatrização de feridas.

ZINCO
O Zinco é um mineral essencial para o funcionamento do organismo, tem uma função significativa em muitas células durante todo o processo de reparação de feridas. Estudos adicionais de feridas cirúrgicas no modelo de ratos revelaram que os tratamentos tópicos de zinco reduziram os detritos da ferida e favoreceram a epitelização avançada. Sendo
assim determinou-se que o zinco desempenha um papel vital em todas as fases de cicatrização de feridas. Quando os níveis de zinco são baixos no ambiente celular, as quatro fases da cicatrização encontram-se prejudicadas.

SELÊNIO
Um ensaio controlado randomizado investigou o efeito de grandes doses intravenosas de oligoelementos (cobre, selênio e zinco) em pacientes com queimaduras e descobriu que as concentrações cutâneas desses oligoelementos foram aumentadas e houve melhor cicatrização de feridas. Sendo assim as propriedades do selênio beneficiam a cicatrização de feridas. Também, o selênio, está associado a alterações na expressão de genes envolvidos na cicatrização de feridas, adesão celular e interações de matriz extracelular.

SILÍCIO
Fundamental na reparação de tecidos, combatendo radicais livres e o envelhecimento precoce. Desempenha função na estrutura dérmica através das ligações com macromoléculas (glicosaminoglicanas, proteoglicanas, glicoproteínas estruturais e ácido hialurônico) determinando a função estrutural dos tecidos.

O processo de cicatrização está diretamente relacionado ao sistema imunológico e uma adequada suplementação de nutrientes essenciais para a saúde. A carência de proteínas, vitaminas e minerais (macro e micronutrientes) pode dificultar o processo de cicatrização, resultando em danos estéticos irreversíveis, além de possíveis complicações na saúde do indivíduo. Dessa forma, a nutrição tem papel preponderante no processo de cicatrização de feridas.

ARG REPAIR é um produto inovador, pronto para o consumo, à base de colágeno hidrolisado, no sabor neutro, com alta concentração de peptídeos de colágeno, principalmente os aminoácidos glicina, hidroxiprolina e prolina que servem de matéria prima para regeneração tecidual. Contém alto conteúdo de vitaminas A, C, E, zinco, selênio e silício, que agem como co-fatores na produção de colágeno, elastina, glicosaminoglicanas e ácido hialurônico pelo fibroblasto, indispensável para cicatrização de tecidos.

Acesse através do link https://nutrir-sc.com.br/_loja_/p/323356/arg-repair

Veja também

GLUTAMINA É UM AMINOÁCIDO CONDICIONALMENTE ESSENCIAL18/07/16 Glutamina é um aminoácido condicionalmente essencial, ou seja, ela é sintetizada pelo organismo, mas, em condições especiais, torna-se necessária sua ingestão. O músculo esquelético é o principal tecido envolvido na produção e liberação do aminoácido para a circulação sanguínea.......

Voltar para BLOG