
Existe alguma criança que nunca recusou nada na mesa? Provavelmente não. A introdução alimentar é um processo lento e gradual. Como pais estamos ansiosos pra que nossos pequenos comam de tudo e de maneira saudável e por esse motivo esquecemos que esse pequeno, tem um tempo que é só dele, para se acostumar com essa nova fase.
O Ministério da Saúde afirma que a alimentação complementar deve ser iniciada após a crianças completar seis meses de vida. Frutas podem ser a primeira opção de papa doce. Se iniciarmos a alimentação pelas papas doces as crianças tendem a aceitar melhor os alimentos, pois o sabor doce se assemelha mais ao sabor do leite materno a qual ele estava acostumado.
Então quer dizer que eu posso colocar açúcar na comida do meu filho para estimular a aceitação alimentar? Nada disso, a introdução alimentar é um processo muito importante, na infância fazemos nossas escolhas alimentares, e esses hábitos podem perdurar pela vida toda.
O mais indicado é ofertar alimentos bem amassados e naturais, sem nenhum aditivo (sal, açúcar, gordura) deixe seu filho conhecer o sabor que os alimentos possuem. As vezes temos a impressão que ela está comendo muito pouco, porém, o estomago do bebê de seis meses é muito pequeno, duas a três colheres de sopa da papa podem fazer com que ele já se sinta satisfeito.
Para esse processo podemos contar com a ajuda dos profissionais nutricionistas, eles são capacitados para orientar a melhor opção alimentar para seu bebe.