FALE CONOSCO
49 99122.9001
Central de Atendimento
(49) 3304 4757 . sac@nutrir-sc.com.br
Postado em 30 de Agosto de 2016 às 15h06

Desde que há vida existem cuidados...

SAÚDE (62)
  • Nutrir Nutrição Enteral e Suplementação -

Cuidar, tomar conta, é um ato de vida que tem como finalidade assegurar a manutenção e continuidade da existência. Ao nascer já precisamos de cuidados. Em algum momento da nossa existência, também seremos cuidadores.

A doença, assim como a saúde, também faz parte da vida. Não somos imortais, desta forma, algum dia poderemos adoecer. Quando a doença surge, entende-se que houve um desequilíbrio, uma desarmonia orgânica e psíquica que interrompe a dinâmica de desenvolvimento do indivíduo consigo mesmo e com o mundo. Muitas vezes se esquece destes aspectos e passa-se a olhar apenas para a parte doente, esquecendo-se da história pessoal, familiar e social. 

O adoecer tem suas características próprias, de maneira original e individual. A partir deste olhar poderemos compreender o funcionamento da pessoa que adoeceu. Em que momento de sua vida surgiu a doença e o que ela interrompeu. Através desta percepção, é possível compreender alguns comportamentos apresentados com o surgimento da doença, além dos traços de sua personalidade.

É comum se deparar com pessoas acamadas ou dependentes de cuidados, que demonstram algum grau de agressividade e revolta, às vezes, dirigidas a quem está mais próximo e prestativo. Não quer dizer que estas demonstrações sejam em relação à pessoa que está ali ajudando, geralmente é pela situação de dependência e interrupções da vida lá fora que a doença ocasionou. Quando isso ocorre, a família se vê incapaz de lidar com a situação, e neste momento é importante contar com um auxílio, que pode ser de amigos e algumas vezes, de profissionais capacitados, que possam ajudar a compreender melhor a situação e, os auxiliem como lidar, para amenizar os desconfortos.

Quando algum membro da família adoece, as rotinas de toda família acabam mudando em função desta nova situação. A divisão de responsabilidades nos cuidados pode contribuir para aliviar a carga e fortalecer o vínculo dos envolvidos. Muitas vezes a família acaba necessitando de cuidados também, pois a dinâmica familiar muda para adaptar-se a esta nova circunstância.


Liciane F. Dalla Costa
Psicóloga CRP 12/05096
Psicooncologia/ Neuropsicologia/ Terapia Cognitiva e Terapia EMDR

Veja também

SÍNDROME DO INTESTINO CURTO28/03/19 A Síndrome do Intestino curto é uma desordem causadora de má absorção, decorrente da remoção de uma grande parte do intestino delgado. Esse procedimento cirúrgico geralmente ocorre devido a doença de Crohn, enterite, câncer, deficiências congênitas, dentre outras patologias. Seus principais sintomas são: diarreia,......
DESNUTRIÇÃO EM IDOSOS31/12/15 A desnutrição é o déficit persistente ou má absorção de um ou vários nutrientes importantes, que normalmente são adquiridos por meio de uma dieta adequada. Alguns aspectos do envelhecimento......
ASPECTOS NUTRICIONAIS NA DOENÇA INFLAMATÓRIA INTESTINAL22/02/16 A doença inflamatória intestinal (DII), a saber, Retocolite Ulcerativa (RCU) E Doença de Crohn (DC), frequentemente associam-se a déficits nutricionais.  Vários são os fatores responsáveis pela......

Voltar para BLOG