FALE CONOSCO
49 98875-5236
Central de Atendimento
(49) 3304 4757 . sac@nutrir-sc.com.br
Postado em 11 de Abril de 2016 às 16h37

DEFICIÊNCIAS NUTRICIONAIS PÓS-CIRURGIA BARIÁTRICA

SAÚDE (62)
  • Nutrir Nutrição Enteral e Suplementação -

O paciente obeso já é considerado normalmente em risco para deficiências nutricionais e, apesar da alta ingestão calórica, pode não atingir algumas DRIs (Dietary Reference Intakes) pela baixa qualidade nutricional da dieta. Dietas com alta ingestão de gordura (>30%) estão associadas à redução de ingestão de vitaminas A, C e ácido fólico. Na obesidade mórbida, por sua vez, pode-se observar algumas deficiências, como de vitamina D, B12, B1, ferro e zinco.

Já os pacientes submetidos à cirurgia bariátrica apresentam maior risco de desenvolver deficiências nutricionais devido à limitação na ingestão e absorção de diferentes nutrientes, sendo essas alterações as responsáveis por colocar todo o procedimento cirúrgico em risco. A magnitude da gravidade dessas deficiências também depende do tipo de procedimento cirúrgico instituído, alterando de forma diversa a digestão e a absorção dos nutrientes.

A literatura sugere que para prevenir ou tratar as deficiências nutricionais decorrentes das alterações anatômicas e fisiológicas que prejudicam as vias de absorção e/ ou ingestão alimentar, provocadas pelas técnicas cirúrgicas, é necessária a suplementação nutricional. A utilização regular do suplemento nutricional tem sido defendida quando utilizada de forma correta: pelo menos cinco vezes por semana. No entanto, apenas 33% dos pacientes atendem a essa recomendação e 7,7% deixam de utilizar os polivitamínicos após dois anos de cirurgia.

Estudo afirmam que o uso de suplemento nutricional provavelmente foi um fator contribuinte para a redução da manifestação de deficiências de micronutrientes verificadas no seu estudo, recomendando a suplementação oral e a monitorização nutricional, a fim de serem evitadas deficiências nutricionais a longo prazo.

Bem Max é um suplemento nutricional utilizado pós-cirurgia bariátrica. Encontre em nossa loja virtual através do link www.nutrir-sc.com.br/_loja_/p/13744/bem-max.

Veja também

A IMPORTÂNCIA DO ESTADO NUTRICIONAL PARA A SUA CIRURGIA22/03/18 O estado nutricional está diretamento relacionado ao estado imunológico, podendo interferir tanto de forma positiva quanto negativa no resultado da sua cirurgia. Realizar um preparo imunológico antes da cirurgia, consumindo previamente uma dieta rica em nutrientes imunomoduladores, pode trazer benefícios para o seu tratamento. A função imune é geralmente......
SÍNDROME DO INTESTINO CURTO28/03/19 A Síndrome do Intestino curto é uma desordem causadora de má absorção, decorrente da remoção de uma grande parte do intestino delgado. Esse procedimento cirúrgico geralmente ocorre devido a doença......
SÉRIE – PREPARANDO SEU PACIENTE PARA A CIRURGIA21/08/19Importância da consulta pré-anestésica Esta consulta é valiosa importantíssima. o anestesista irá avaliar as condições físicas do paciente para melhor selecionar o tipo de anestesia, sempre tendo em vista o procedimento cirúrgico......

Voltar para BLOG