FALE CONOSCO
49 98875-5236
Central de Atendimento
(49) 3304 4757 . sac@nutrir-sc.com.br
Postado em 11 de Abril de 2016 às 16h37

DEFICIÊNCIAS NUTRICIONAIS PÓS-CIRURGIA BARIÁTRICA

SAÚDE (62)
  • Nutrir Nutrição Enteral e Suplementação -

O paciente obeso já é considerado normalmente em risco para deficiências nutricionais e, apesar da alta ingestão calórica, pode não atingir algumas DRIs (Dietary Reference Intakes) pela baixa qualidade nutricional da dieta. Dietas com alta ingestão de gordura (>30%) estão associadas à redução de ingestão de vitaminas A, C e ácido fólico. Na obesidade mórbida, por sua vez, pode-se observar algumas deficiências, como de vitamina D, B12, B1, ferro e zinco.

Já os pacientes submetidos à cirurgia bariátrica apresentam maior risco de desenvolver deficiências nutricionais devido à limitação na ingestão e absorção de diferentes nutrientes, sendo essas alterações as responsáveis por colocar todo o procedimento cirúrgico em risco. A magnitude da gravidade dessas deficiências também depende do tipo de procedimento cirúrgico instituído, alterando de forma diversa a digestão e a absorção dos nutrientes.

A literatura sugere que para prevenir ou tratar as deficiências nutricionais decorrentes das alterações anatômicas e fisiológicas que prejudicam as vias de absorção e/ ou ingestão alimentar, provocadas pelas técnicas cirúrgicas, é necessária a suplementação nutricional. A utilização regular do suplemento nutricional tem sido defendida quando utilizada de forma correta: pelo menos cinco vezes por semana. No entanto, apenas 33% dos pacientes atendem a essa recomendação e 7,7% deixam de utilizar os polivitamínicos após dois anos de cirurgia.

Estudo afirmam que o uso de suplemento nutricional provavelmente foi um fator contribuinte para a redução da manifestação de deficiências de micronutrientes verificadas no seu estudo, recomendando a suplementação oral e a monitorização nutricional, a fim de serem evitadas deficiências nutricionais a longo prazo.

Bem Max é um suplemento nutricional utilizado pós-cirurgia bariátrica. Encontre em nossa loja virtual através do link www.nutrir-sc.com.br/_loja_/p/13744/bem-max.

Veja também

ASPECTOS NUTRICIONAIS NA DOENÇA INFLAMATÓRIA INTESTINAL22/02/16 A doença inflamatória intestinal (DII), a saber, Retocolite Ulcerativa (RCU) E Doença de Crohn (DC), frequentemente associam-se a déficits nutricionais.  Vários são os fatores responsáveis pela desnutrição ou quaisquer deficiências nutricionais nas DII: Redução da Ingestão Oral Má......
Cuidado Nutricional Em Feridas Crônicas12/09/16 Desde o momento em que nascemos sabemos da importância da nutrição no nosso desenvolvimento e manutenção da saúde. Um paciente bem nutrido apresentará melhores condições para sua......
Nutrientes que valem ouro25/06/19 Segundo a Organização Mundial da Saúde a incidência de neoplasias malignas humanas (câncer) vem aumentando grandemente nos últimos anos; e umas das estratégias usadas para o tratamento dessa patologia é o......

Voltar para BLOG