A cirurgia bariátrica vem se destacando em todo o mundo. É um tipo de procedimento que, além de contribuir com uma considerável perda de peso nos pacientes, auxilia no combate e no controle de várias comorbidades: hipertensão, diabetes, colesterol, apneia do sono, problemas ortopédicos, entre outros. Passar por um procedimento cirúrgico e emagrecer muitos quilos rapidamente pode parecer mágica, mas não é. Para garantir o sucesso da cirurgia e prolongar os benefícios provenientes da cirurgia é muito importante que se mantenha a disciplina e o comprometimento. Diante disso não se deve:
1. Abandonar o acompanhamento multidisciplinar após a cirurgia: o objetivo principal da cirurgia não é somente a perda de peso, mas sim melhorar a saúde como um todo com o controle das comorbidades associadas. Tudo isso será prejudicado se o paciente, por algum motivo, abrir mão do acompanhamento multidisciplinar de nutricionista, de psicóloga e atividade física supervisionada.
2. Evoluir dieta por conta própria: no período pós-operatório é comum que o paciente tenha que fazer uma dieta restritiva, a fim de adaptar o seu corpo às novas condições. A consistência da dieta e a introdução de alimentos é evoluída de acordo com as condições clínicas e nutricionais de cada paciente. Novos hábitos alimentares também são essenciais, como comer várias vezes ao dia em porções menores, podendo tomar café da manhã, almoçar e jantar e intercalar lanches entre as refeições.
3. Deixar de tomar os polivitamínicos e minerais indicados pela equipe: Após a cirurgia bariátrica as deficiências nutricionais podem ocorrer pela menor ingestão de alimentos, devido à redução do estômago, e/ou pela diminuição da absorção dos nutrientes – as quais podem variar conforme o tipo de cirurgia. Os polivitamínicos também são indicados de acordo com as condições clínicas, laboratoriais e nutricionais dos pacientes, mas todos devem continuar tomando por toda vida em função dos processos absortivos alterados na cirurgia. Deficiências vitamínicas e minerais podem levar a várias complicações nutricionais, fisiológicas e metabólicas. Os sinais e sintomas que geralmente podem ocorrer destas deficiências são: queda de cabelo, unhas quebradiças, anemia, fraqueza, cansaço, pele ressecada, “formigamento” das extremidades (braço/mãos e pernas/pés), e algumas vezes déficit de memória.
4. Ingerir bebidas alcoólicas: O consumo de álcool não é recomendado pelo alto valor calórico e pelo efeito potencializado pelas mudanças que o organismo passa. A velocidade de absorção é maior no paciente submetido ao bypass gástrico: os efeitos da bebida aparecem de forma mais rápida e acentuada, sem contar que a ingestão pode interferir diretamente no controle do peso.
5. Voltar a ter os hábitos antigos: A mudança de comportamento não é uma tarefa fácil, mas uma equipe multidisciplinar capacitada para o atendimento desses pacientes pode tornar o. processo mais fácil e sustentável. O reganho de peso geralmente vem quando a pessoa retoma aos seus hábitos antigos Sedentarismo e Má alimentação. Hábitos alimentares saudáveis e atividade física devem estar presentes no dia a dia, conseguindo manter isso tudo será conduzido de uma maneira adequada e benéfica ao organismo.
NUTRIÇÃO ONCOLÓGICA NA INFÂNCIA23/Jan/201823/01/18há 3 anos Terça-feira, 23 de Janeiro de 201823/01/2018As necessidades nutricionais na infância variam de acordo com idade, sexo, peso e estatura, e devem auxiliar positivamente no crescimento e desenvolvimento adequados e a manutenção de um bom estado de saúde. O câncer traz consigo uma série de alterações na rotina da criança e da família, podendo ela enfrentar a perda de peso, a falta de......
Perda de apetite na quimioterapia: Entenda as causas e como tratar27/Jul/201727/07/17há 3 anos Quinta-feira, 27 de Julho de 201727/07/2017A falta de apetite em pacientes que estão em tratamento quimioterápico muitas vezes tem relação com o aumento na produção de citocinas gerada pelo tumor, esse aumento avisa o cérebro para comer menos diminuindo......
Pacientes com Câncer: Entenda os riscos da Perda de Peso11/Jul/201711/07/17há 3 anos Terça-feira, 11 de Julho de 201711/07/2017O câncer é uma doença que se caracteriza pelo crescimento descontrolado, rápido e invasivo de células com alteração em seu material genético. São vários os fatores que influenciam o......