
O câncer de esôfago é uma neoplasia de alta letalidade, isso significa que o número de morte por este tipo de câncer se aproxima do número de casos novos. Isto se deve por esta ser uma doença de rápida disseminação, e na maioria das vezes, descoberta em fases bem avançadas da doença.
Esta neoplasia apresenta a particularidade de interferir diretamente na adequada alimentação do indivíduo portador da doença, pois, um dos seus principais sintomas é a disfagia. Conforme o avanço da doença, este sintoma vai ficando mais evidente, impedindo a passagem de alimentos sólidos, levando a um declínio da alimentação do indivíduo, necessitando optar por uma alimentação mais macia, refeições liquidificadas ou até restringir-se ao consumo de líquidos apenas.
Além de o sintoma afetar diretamente no estado nutricional, vale ressaltar que o câncer propriamente provoca alterações no organismo, as alterações metabólicas causadas pela inflamação e o catabolismo decorrente da neoplasia contribuem para a desnutrição proteico-calórica.
Em virtude disso, a intervenção para a garantia de um aporte nutricional adequado e a prevenção da desnutrição neste paciente deve ser realizada precocemente, para que, ao chegar no momento do tratamento, seja ele cirúrgico ou clínico (quimioterapia e/ou radioterapia), o portador da doença possa estar preparado fisiológica e nutricionalmente.
Desta forma, a inclusão de suplementos nutricionais hipercalóricos e hiperproteicos precocemente se fazem necessários e ainda, nos casos em que o paciente deverá passar por um tratamento cirúrgico, a nutrição imunomoduladora deve ser iniciada de 7 a 14 dias antes da cirurgia, trazendo os mais diversos benefícios ao organismo.
Estas intervenções, - que devem ser realizadas por um profissional nutricionista -, conduzirão ao paciente uma boa tolerância aos tratamentos oncológicos que a ele serão propostos e, consequentemente, propiciarão qualidade de vida.
LETICIA CARLESSO
Nutricionista CRN² 13477
Especialista em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúde com Ênfase em Hemato-Oncologia (HUSM/UFSM)
Mestre em Ciências da Saúde (UFSM)