FALE CONOSCO
49 98875-5236
Central de Atendimento
(49) 3304 4757 . sac@nutrir-sc.com.br
Postado em 22 de Março de 2018 às 10h39

A IMPORTÂNCIA DO ESTADO NUTRICIONAL PARA A SUA CIRURGIA

SAÚDE (62)

O estado nutricional está diretamento relacionado ao estado imunológico, podendo interferir tanto de forma positiva quanto negativa no resultado da sua cirurgia.

Realizar um preparo imunológico antes da cirurgia, consumindo previamente uma dieta rica em nutrientes imunomoduladores, pode trazer benefícios para o seu tratamento.

A função imune é geralmente suprimida por procedimentos cirúrgicos de grande porte, principalmente de oncologia, levando ao aumento da morbidade (principalmente as infecciosas), da mortalidade e da duração da permanência hospitalar.

Além disso, a desnutrição proteico-energética, que ocorre em 30-90% dos pacientes com câncer, também provoca efeitos adversos no sistema imunológico.

Por que devo realizar o preparo imunológico antes da cirurgia?
Para reduzir as chances de complicações no pós-operatório e o tempo de internação hospitalar.

Esse preparo deve ocorrer de 5 a 7 dias antes da cirurgia, através do consumo de nutrientes imunomoduladores.

Esses nutrientes agem estimulando o sistema imunológico para defesa do nosso organismo contra os agentes agressores.

Quais são esses nutrientes?
Os estudos recomendam Arginina, Ácidos Graxos ômega-3 e Nucleotídeos em grandes porções para que o benefício aconteça.

A nutrição pré-operatória / suplementos nutricionais orais devem ser administrados antes da internação hospitalar para evitar hospitalizações desnecessárias e para reduzir o risco de infecções nosocomiais, sempre que possível.

Conheça a linha de dietas/suplementos imunomoduladores.

Veja também

Nutrição Enteral: 7 cuidados essenciais na hora de administrar a dieta10/03/17 A Terapia Nutricional Enteral é uma importante aliada para assegurar uma resposta adequada ao paciente que não consegue ingerir a quantidade de nutrientes necessária para alcançar suas necessidades nutricionais. Trata-se de um método simples, seguro e eficaz que ajudará a melhorar a qualidade de vida e reduzir as infecções e complicações inerentes......
NUTRIÇÃO NA DOENÇA DE CROHN01/02/19 A doença de Crohn é uma patologia crônica, com característica inflamatória, que pode atingir qualquer parte de trato gastrointestinal, provocando principalmente dor abdominal, quadros diarreicos, porém, ocasionalmente......
Perda de apetite na quimioterapia: Entenda as causas e como tratar27/07/17 A falta de apetite em pacientes que estão em tratamento quimioterápico muitas vezes tem relação com o aumento na produção de citocinas gerada pelo tumor, esse aumento avisa o cérebro para comer menos diminuindo......

Voltar para BLOG