FALE CONOSCO
49 99122.9001
Central de Atendimento
(49) 3304 4757 . sac@nutrir-sc.com.br
Postado em 19 de Julho de 2017 às 09h59

7 Dicas para evitar vômito em pacientes oncológicos

SAÚDE (62)
Nutrir Nutrição Enteral e Suplementação A finalidade do tratamento do câncer é a cura ou o alívio dos sintomas da doença. Um dos tratamentos é a Quimioterapia, por meio de medicamentos para combater o...


A finalidade do tratamento do câncer é a cura ou o alívio dos sintomas da doença.
Um dos tratamentos é a Quimioterapia, por meio de medicamentos para combater o câncer. Os medicamentos entram em contato com todas as partes do organismo, destruindo as células doentes que estão formando o tumor e impedindo que as mesmas se espalhem pelo corpo.
Em contra-partida um dos efeitos colaterais é o Vômito. Afetando cerca de 70% a 80% dos pacientes em tratamento quimioterápico.
Uma das causas do vômito é o processo de destruição das células cancerosas, a quimioterapia também pode afetar as células boas do organismo destruindo as que crescem e revestem o estômago, essas células enviam um sinal ao cérebro dando início ao processo dos vômitos.
Precisamos ficar atentos pois vômitos persistentes podem levar o paciente a uma desidratação, perda de peso (Veja nosso artigo sobre pacientes com câncer entenda os riscos da perda de peso), desequilíbrio hidroeletrolítico, queda do estado geral, podendo implicar na suspensão do tratamento.

Fatores que contribuem para apresentar náuseas e vômitos:

• Indivíduos propensos a enjoos;

• Pessoas que ficam ansiosas antes do tratamento.

Dicas para evitá-los:
1. Uso de medicamentos antieméticos com início da ação a partir de15 a 30 min;

2. Procure se alimentar em horários que esteja com menos enjoo, porém não fique muito tempo de estômago vazio;

3. Não force a alimentação se já estiver com náuseas;


4. Planeje suas refeições, alguns pacientes preferem se alimentar antes da quimioterapia outros não;

5. Fracione sua dieta em 6 refeições diárias, comendo pequenas quantidades e mais frequentemente, para facilitar a digestão, de preferência a alimentos secos;


6. Ingira líquidos nos intervalos das refeições, dando preferência para água gelada ou sucos naturais sem açúcar;

7. Evite ingerir alimentos e bebidas fortes como café, peixe, cebola, alho, temperos fortes, frituras, doces, alimentos muito quentes.

Nesta fase é essencial ter uma alimentação adequada para o bom funcionamento do organismo, parte importante do tratamento para o câncer.
Lembre-se nenhum alimento contém todos os nutrientes necessários, portanto não restrinja alimentos sem orientação profissional.
Manter um bom estado nutricional é muito importante para o sucesso do tratamento do paciente com câncer (Link Nutridrink comp. Protein).
É muito importante que o paciente que apresenta vômito ou efeitos colaterais do tratamento quimioterápico procure orientação médica ou nutricional para amenizar os sintomas, pois uma perda de peso acentuada afeta as reservas nutricionais, podendo aumentar os riscos de infecções, comprometendo a recuperação e a resposta ao tratamento. Mas acima de tudo contribuir para seu bem-estar.
Acesse nossa loja virtual e conheça a linha completa de produtos para o melhor tratamento nutricional (link).

Veja também

DOENÇAS CRÔNICAS21/03/16 Existem muitas doenças crônicas graves, aquelas doenças prolongadas que afetam seriamente a qualidade de vida do individuo e afetam pessoas de todas as idades. Um fator comum envolvido na melhoria da qualidade de vida de pacientes com doenças crônicas graves é a nutrição adequada. A obesidade e diabetes estão intimamente relacionados a doenças......
OMS classifica carne processada como alimento cancerígeno09/11/15 Carnes processadas – como salsicha, presunto, linguiça, hambúrguer e bacon – foram classificadas como alimentos cancerígenos para seres humanos, conforme divulgado hoje (26) pela Organização Mundial da......
RECUPERAÇÃO EM CIRURGIA PLÁSTICA20/08 Todo procedimento cirúrgico, mesmo planejado, é considerado um trauma para o organismo. Sim, um trauma planejado.  Esse estresse metabólico causado pelo procedimento cirúrgico, provoca alterações hormonais,......

Voltar para BLOG